Thursday, May 7, 2009

Harley SportSter Cafe Racer

"Somente um Homem poderia ter Feito isso!!!".....

Esse era o slogan publicitário da Harley, usado no lançamento de uma motocicleta completamente diferente dos "padrões" americanos em 1977.
O "Homem" em questão é o mundialmente famoso Willie G. Davidson, neto do fundador da marca e vice-presidente de "styling" (desenvolvimento de linhas especiais para a marca). O chamado de "isso" era a XLCR - Sportster Cafe Racer, uma moto Harley que notadamente não poderia ter sido concebida por uma equipe da marca.
Foi desenvolvida, coincidentemente ou não, em uma época onde a motocicleta mais antiga em fabricação da gigante americana tomava uma "surra" no mercado, das concorrentes Japs, Honda CB 750 e Kawa Z1. Então, Willie G. decidiu tomar a Sportster e transformá-la em uma insipiração britânica "A La Cafe Racer", como o próprio assume em seu livro, que tinha tal idéia desde 1974.
O resultado foi a 1977 XLCR. Moto esta, empurrada por um tradicional motor 1.000cc e completamente "negra", característica que marca o modelo até os dias de hoje. Seu visual ainda é realçado pelo tanque longo e angulado e o banco traseiro acoplado ao para-lamas, ambos com totalmente redesenhados, aliados a uma carenagem frontal que dá o toque esportivo ao modelo americano. Como toque final, temos o escape 2 x 1 em alumínio, utilizado pela primeira vez na história das HDs e famoso em sportster pelo mundo todo até os dias de hoje.
Não resta dúvida que o modelo XLCR foi um dos mais importantes exemplos da capacidade de criação de Willie G., porém, apesar do assédio da imprensa e do público em shows de demonstração, em contrapartida, foi também um de seus poucos fracassos no mercado, com uma produção de apenas 3.123 exemplares, em 2 anos de fabricação.
Hoje em dia, ter uma XLCR impecável é prazer para poucos. Foi considerada pela AMA como uma clássica e está presente no Hall da fama do Museu da entidade.

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