Wednesday, May 13, 2009

Cafe Racer & Rock - Perfect Fusion


Dificilmente se encontrará na história da segunda metade do século XX, um casamento tão feliz como o que uniu um meio de transporte e uma forma de arte: A Moto e A Música. E tão felizes foram (e ainda o são) que a primeira ganhou ao longo dos anos, status de forma de arte.
Mas não falo de qualquer moto nem qualquer música, até porque há quem goste de uma sem gostar da outra e vice-versa. O que falo é de "Café Racers" e de "Rock n´ Roll", pois tanto quanto sei, quem gosta de uma, gosta da outra incondicionalmente. Ambos filhos bastardos nascidos das cinzas de uma guerra que devastou o mundo. Cresceram inseparáveis, rebeldes, e redefiniram a forma de ser de toda uma geração, mantendo-se a fórmula virtualmente inalterada até os dias de hoje.
Dois países em especial foram pais desses filhos: a Inglaterra, economicamente arrasada pela guerra mas herdeira de excelência artística e técnica, e os Estados Unidos que saíram do conflito mais ricos do que quando entraram , e com o invejável status de serem duas super-potências mundiais. Milhares de Tommies e G.I.s, sedentos de diversão, gozaram a paz com a chave-inglesa numa mão, a guitarra na outra e a "sweetheart" (moto), nas duas. A santíssima trindade desses dias subsituía o "drugs" pelo "bikes" e tudo poderia ser feito no mesmo local, a garagem. Nessas garagens deram-se os primeiros passos de personalização das máquinas, onde o conforto passava para último lugar tudo em nome da velocidade. A base de trabalho era na maioria dos casos provenientes dos depósitos de material de guerra, onde centenas de Triumphs, BSA´s, Notons, Harleys e Indians que "sobreviveram" à guerra mais ou menos ilesas, eram compradas a preço de "ocasião" e iniciavam nova vida.




A música seguia o mesmo caminho - simples, rápida e suada. A cama queria-se macia e quente, depois de um ano dormindo em trincheiras lamacentas e geladas, mas as máquinas eram de barba rija. Após 65 anos de vida em comum e vasta descendência, a maioria dos nostálgicos continuam a achar os pais mais bonitos do que os filhos. Longa vida aos dois (Cafés e Rock), e que continuem adolescentes de mãos dadas, pois esta com certeza é uma história de amor que a só a morte separa.....
Hang Tough

No comments: